Coordenador : Kenny Tanizaki Fonseca
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394270.2206.163133.19042023
Departamento/Setor: GAPEX
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto tratará das emissões institucionais da UFF. Indiretamente envolve toda a comunidade UFF por adequar progressivamente a gestão ambiental da UFF.
Local de atuação: O projeto envolverá todos os Campii de Niterói.
Objetivo
Objetivo geral: Estimar as emissões de gases de efeito estufa relacionados às atividades desenvolvidas pela Universidade Federal Fluminense através do consumo de produtos, combustíveis e energia, produção de resíduos e efluentes e pelo uso do solo em seus diversos campii. Nesta proposta abordaremos apenas os campii de Niterói e a Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacú (onde está sendo feito um reflorestamento). Implantar uma base georeferenciada (um sistema de informações geográficas - SIG) dos campii para a gestão do arboreto e fragmentos florestais inserido nos campii. Objetivos específicos: - Mapear as emissões de gases de efeito estufa nos quatro setores preconizados pelo IPCC e WRI; - Alimentar o ranking do UI Green Metrics; - Propor ações institucionais para possibilitar o monitoramento das emissões e sequestros de GEE dentro dos Campii da UFF/Niterói; - Propor ações e intervenções para redução dessas emissões de GEE; - Implantar um SIG para monitorar o arboreto da UFF/Niterói e do campus de Cachoeiras de Macacu.
Resumo
O projeto Carbono Zero – UFF tem por objetivo estabelecer uma proposta de inventário e monitoramento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Universidade Federal Fluminense (incluindo somente os Campii localizados na cidade de Niterói) para propor medidas de redução dessas emissões a partir de ações integradas institucionalmente da UFF. As ações serão voltadas para o levantamento das emissões nas quatro áreas de atividades humanas, à seguir: Tratamento de resíduos e efluentes, Uso-do-solo, Consumo de produtos industriais e Energia (IPCC, 2006). Ao final do projeto deverá ser concluído o levantamento das emissões e será elaborada uma proposta de ações a serem implementadas dentro dos campii da UFF visando a redução e compensação (neutralização) dessas emissões. O produto a ser gerado é um mapa das emissões da UFF relacionadas à questão climática. Um outro produto a ser gerado será a implantação de um Sistema de Informações Geográficas para a gestão e monitoramento do arboreto existente nos campii, bem como a elaboração de uma proposta de um conjunto de atividades e ações a serem desenvolvidas e incorporadas na universidade com o objetivo de estimular o debate entorno da questão climática e da sustentabilidade. Estas ações deverão ser realizadas em conjunto com demais setores da UFF em um trabalho de construção e articulação desses diversos setores da UFF para levantamento dos dados, elaboração de estratégias e ações visando o monitoramento e redução de GEE. Assim, pretende-se articular a gestão de GEE de forma institucional e promover o debate sobre este tema.